Prato de Grandes Dimensões Battistini

Email
Descrição Prato de Grandes dimensões da fábrica de Faiança Battistini de Maria de Portugal, com decoração policromada com motivos vegetalistas, volutas, em tons de azul, amarelo, verdes e rosas. Marcado Battistini de Maria de Portugal, e mais algumas coisas que com o suporte em metal da época não é permitido visualizar, Dimensões : Diâmetro: 55,5 cm

LÇFAINCGRDPRATBATTI0850l13

"Nota"

Artista italiano, nasceu em Jesi, em 1865, e depois de se formar e leccionar em várias instituições de artes em Itália, em 1888 concorre para trabalhar para o Governo Português e viaja para Portugal. Colocado na Escola Industrial Avelar Brotero, em Coimbra, entrou ao serviço no ano lectivo de 1889/90 ali desempenhando funções docentes até ao final do ano lectivo de 1902/03. Teve como directores António Augusto Gonçalves e, por um curto período de tempo, Albino Augusto Manique de Melo. O primeiro director torna-se uma figura de referência de Battistini, devido ao seu papel de dinamizador das artes tradicionais junto das classes operárias e artesãs locais, através da Escola Livre das Artes do Desenho, a funcionar na Torre de Almedina e, depois, da Escola Brotero. Findos os cinco anos que o prendiam ao compromisso firmado com o Governo Português, decidiu  continuar no nosso país, permanecendo em Coimbra, talvez devido aos laços de amizade e de bom acolhimento intelectual que granjeou junto da comunidade local, nomeadamente de Manuel da Silva Gaio, Eugénio de Castro, Afonso Lopes Vieira, António Nobre, Sidónio Pais e outros cuja vida académica decorreu em Coimbra, como D. Tomás de Noronha, D. Vicente de Arnoso e Pad-Zé. Por conhecimento directo, ou devido à influência de alguns destes amigos, ampliou o seu campo de relações, nas quais se incluem os irmãos Arroio, Joaquim de Vasconcelos e outros. Manteve sempre o contacto ao longo da vida do arquitecto Nicola Bigaglia com este italiano ilustre, que deixou obra em Portugal, tendo colaborado com ele em algumas actividades artística e de restauro. Foi professor de desenho e pintura no Colégio das Ursulinas em Coimbra, durante vários anos. Vem para Lisboa no ano lectivo de 1903/1904, para a Escola Industrial Marquês de Pombal, em Alcântara, onde trabalhará, sob a direcção de Carlos Adolfo Marques Leitão, até ao fim da sua carreira de professor, em 1930. Uma vez em Lisboa, aproxima-se da comunidade italiana que frequentava a igreja do Loreto, inclusive do corpo diplomático. É convidado para restaurar as obras de pintura daquela instituição religiosa e a criar obra própria, pelo que executou, por encomenda, o quadro O Aparecimento da Virgem a Santo António, tema que se inscreve num sistema de manutenção das boas relações entre as duas culturas latinas. Desenvolveu actividades ligadas ao campo artístico com outro italiano, o escultor e cinzelador de metais, G. B. Christofanetti. Manterá as relações iniciadas em Coimbra e entrará em contacto com outros círculos de amigos, sendo de referir António Correia de Oliveira e Afonso Dornelas este, seguramente, responsável pela sua entrada na Associação de Arqueólogos e Arquitectos Portugueses e seu conselheiro sobre estudos de História e Heráldica nacionais. O Dr. José de Figueiredo e o grupo dos Amigos do Museu das Janelas Verdes, assim como Joaquim Leitão e outros membros da Academia das Ciências, serão referências permanentes.  Maria de Portugal ser-lhe-á devotada até à morte, desde o ano de 1915, quando dela pintou o primeiro retrato. Será ela a herdeira da sua fábrica de cerâmica. Com as dificuldades resultantes das modificações políticas, perde o amigo, rei e artista, D. Carlos de Bragança, de quem fizera o retrato que se encontra na Sala dos Capelos, na Universidade de Coimbra e, anos depois, vê ser atingido o antigo colega e amigo, Dr. Sidónio Pais. Começa a frequentar o Ribatejo por volta de 1917 e desta região deixará lembrança da paisagem, dos tipos e dos costumes nalgumas das suas obras. Entrara, por arrendamento, no espaço do mosteiro de S. Vicente de Fora, possivelmente em 1912 e dali é expulso com saque de muitos dos seus bens, acusado de monárquico e de sidonista, em 1921.

Num desejo de recomeço e de luta contra a adversidade, entra na posse da Fábrica de Cerâmica Constância, como sócio maioritário, em parceria com o artesão Viriato Silva, e o italiano Francesso Stella, naquele ano, trabalhando na sua mais profunda paixão, a cerâmica, num gesto de recuperação de antigos sonhos, a que não são alheios os ideais ruskinianos e o exemplo bem sucedido de Morris, na Grã-Bretanha. Leopoldo Battistini trabalhou as artes plástica sob modalidades e técnicas distintas, tornando-se notado na pintura a pastel, modalidade em que foi considerado um especialista, depois de Pillement, no nosso país, além do óleo, da gravura e das técnicas de cerâmica, em azulejo, majólica e técnica dos della Robbia. Alguns estudos de quadros seus que figuraram nas exposições realizadas em Lisboa, encontram-se na Sala-Museu com o seu nome, na Escola Secundário Marquês de Pombal, para onde foram encaminhadas por doação àquela instituição, primeiro em 1969, por Maria de Portugal e depois, por ocasião da morte daquela ceramista e amiga de Battistini, em 1971.

A Leopoldo Battistini se deve a renovação, em Portugal, da indústria artística da cerâmica, tendo saído da sua “Fábrica de Cerâmica Constância” - em Lisboa (na Lapa) - verdadeiras obras-primas, bem como trabalhos de restauro de azulejo que atingiram um elevado grau de perfeição.
Em reconhecimento das suas excepcionais qualidades de artista foi homenageado com a Ordem de Santiago em 1902; com a comenda da Coroa de Itália em 1908; com a comenda Stella al Merito del Lavoro All’Estero em 1923; e com a Ordem Portuguesa de Mérito Industrial em 1935.
Leopoldo Battistini viria a falecer a 4 de Janeiro de 1936, em Lisboa.